
sobre mim
Olá, o meu nome é Sandra Branco, sou aguarelista e ilustradora.
Sou licenciada em Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Em 2021, depois de trabalhar na área mais de 16 anos, senti que precisava de me resgatar como pessoa e como criativa. Queria regressar ao meu “eu” interior, às minhas raízes, e naturalmente a arte ajudou-me nesse processo. Redescobri a paixão que tinha pela pintura e apaixonei-me pela aguarela. Ao longo do caminho estudei a técnica, aprofundei-me e encantei-me cada vez mais.
A minha maior inspiração é a Natureza, as suas formas, texturas, padrões, cores. Pinto paisagens, personifico animais, detalho flores. Tento sempre que as minha obras acrescentem significado, para além de promoverem serenidade e bem-estar.
Colaborei em diversos projectos de ilustração para embalagens, é uma área que me cativa particularmente, porque consigo conciliar a minha formação em Design com a minha paixão, a Aguarela (Se quiseres conhecer alguns trabalhos consulta o meu portfolio).

O poder terapêutico
da Aguarela
Com o passar dos anos, absorvida pela rotina diária, já não me reconhecia, não sabia quem eu era, os meus gostos, os meus anseios, os meus sonhos. Precisava de me reencontrar. Nesse processo de auto-análise e de recuperação, descobri a Aguarela.
A Aguarela é uma técnica que nos permite parar, relaxar e contemplar. E era mesmo isso que o meu corpo e a minha mente pediam. Na Aguarela somos só nós e o papel. A água desliza, o pigmento dança guiado pelo pincel num ritmo único e calmo. No fundo sinto que esta quietação já existia em mim, mas estava latente.
A Aguarela mudou a minha vida
A Aguarela permite-nos desligar e olhar para a vida de outra forma. Quando pintamos o cérebro liberta-se do ruído mental e ficamos em silêncio.
Como qualquer forma de arte interagimos com o nosso eu, dialogamos com os nossos pensamentos. Mas a Aguarela, além disso, obriga-nos a parar, exige-nos isso a cada pincelada.
A mim traz-me a tranquilidade e o equilíbrio que preciso.
É sabido que a natureza acalma a mente e reduz a ansiedade, para além de estimular os sentidos. Talvez por isso seja a minha maior fonte de inspiração. Pintar a natureza para mim é uma forma de estar perto dela.


Sandra's Leaf
NEWSLETTER
Na minha newsletter escrevo sobre o meu caminho criativo e profissional, ansiedades, lutas, desejos, conquistas, derrotas.
Dou a conhecer percepções, interesses pessoais e partilho conhecimento da minha experiência.
É gratuita e é uma forma de construir uma comunidade de pessoas que têm e partilham os mesmos interesses.
* em Inglês *